Natação Infantil

Para aprender a nadar, o homem (ao contrário dos animais mamíferos que já nascem sabendo nadar), necessita passar por um processo de aprendizagem, que pode vir a garantir sua sobrevivência em algumas situações adversas.

Estudos indicam a natação como a única atividade desportiva que pode ser praticada sem contra indicações por pessoas de todas as idades.

Ela melhora as funções respiratórias e fisiológicas do organismo, a coordenação neuromuscular e a tonicidade muscular. Algumas organizações médicas internacionais apontam a natação como o exercício físico mais indicado para os portadores de problemas respiratórios em geral e, em particular, para os portadores de asma.

Pesquisas recentes indicaram a natação como uma forma eficiente no combate as alterações das taxas de glicose, colesterol e triglicerídeos no sangue.

Se desde cedo a criança é submetida a mudanças de temperaturas, sua capacidade de desenvolver anticorpos aumenta, fortalecendo sua resistência e o seu sistema imunológico. É bom lembrar também que a água da piscina, quando bem cuidada e na temperatura certa (32 graus), não provoca dores de ouvidos. As dores que costumam ocorrer são inerentes à maioria das crianças, que as terão independentemente do contato com a água.

Vantagens da Natação Infantil

Voltar